VPN

Virtual Private Network

        A VPN (Virtual Private Network / Rede Virtual Privada) permite a comunicação de pontos remotos (redes, computadores, notebooks, servidores) com rede da empresa, de forma transparente e segura através da Internet, formando uma única rede virtual.

Utilizando o software livre OpenVPN, toda sua configuração pode ser gerenciada via Web. Também Possibilita o acesso remoto a arquivos e sistemas, como se o usuário estive diretamente conectado a rede da empresa. Os recursos de segurança impedem que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados transmitidos.

Há 2 modelos de VPN, a Site-to-site e Site-to-user

Site-to-user é muito utilizada quando se tem diversos colaboradores em diferentes regiões e infraestruturas, utilizando um cliente OpenVPN o mesmo cria um túnel criptografado, e dessa forma acessa as informações da empresa, bem como arquivos, sistema interno podendo até imprimir dentro de sua matriz.

Site-to-site que é quando interligamos uma filial a uma matriz. Sua principal vantagem é que o usuário atrás do dispositivo da VPN não necessita de nenhum Client em sua máquina, pois tal função é executada por um servidor firewall. Também utiliza das mesmas funcionalidades apresentadas acima. Outro ponto positivo é a subtituição de links caros como MPLS, Link dedicado, pois a comunicação ponto a ponto entre sites é criptografada e segura.